O Que Fazer em Porto Belo?

14 de dezembro de 2018
Pousada, Viagem

A ilha e as oito praias são os destinos preferidos em Porto Belo.Para quem fica todo verão, a Praia Central e a de Perequê possuem mais opções de hospedagem e comércio. Se prefere tranquilidade e boa pesca, a Praia do Araça é o seu lugar.

Para mergulhos e esportes náuticos, vá ao Costão das Vieiras e a Praia do Baixio. Para quem vem de barco, passe momentos agradáveis na Enseada Caixa D´Aço. Se dispuser de mais tempo, caminhe até a Praia do Estaleiro, com incrível cenário e pouco frequentada. E se tem disposição, siga a trilha na Ponta de Porto Beloaté a vizinha Bombinhas.

Imperdível o passeio de barco que vai até a Ilha de Porto Belo, um lindo cartão-portal. Os Morros da TV e de Zimbros tem trilhas ecológicas para ecoturismo. E os produtos da região são apresentados e comercializados na Casa da Cultura e também podem ser degustados no Alambique do Pedro Alemão. Opções não faltam para um maravilhoso veraneio.

ILHA DE PORTO BELO

Areias claras, pedras, águas tranquilas e vegetação nativa completam o cenário paradisíaco da Ilha de Porto Belo. Entre belezas naturais e sítios arqueológicos, o passeio é obrigatório.
Distante menos de 1 km do continente, a Ilha de Porto Belo é o cartão-postal da cidade. Com incrível beleza natural, é destino dos vários passeios de barcos e escunas que saem do continente.
Entretanto, não são apenas as belezas naturais que movimentam a Ilha. O local possui excelente infraestrutura turística, com restaurantes, espaços culturais e para lazer.
Logo na chegada, um quiosque oferece opções de atividades náuticas, que vão desde passeios de lancha, banana boat e mergulho subaquático, realizado em seis trilhas submersas, que possibilitam que crianças e até os mais inexperientes possam observar a fauna marinha, dos exóticos cavalos-marinhos até as garoupas.
Para quem prefere a terra, existem muitas trilhas por toda extensão da ilha. A que leva à Pedra da Cruz possui passarelas e placas indicativas e é percorrida em cerca de 50 minutos de caminhada leve. Durante o trajeto é possível observar a fauna e flora da região e na pedra, que faz parte do sítio arqueológico local, ver as inscrições rupestres de 4 mil anos.
Para conhecer um pouco mais da história de Porto Belo e também entender os sítios arqueológicos, o Ecomuseu Univali, da Unversidade do Vale do Itajaí, recebe visitantes em um dos pontos mais altos da ilha, que também possui uma lista vista panorâmica da enseada. Dois esqueletos de baleia, um da espécie bryde com 13 metros de comprimento, e outro de uma falsa orca, recepcionam o turista e provocam a curiosidade das crianças, que também conhecem outros mamíferos, alguns com mais de 20 mil anos, na exposição Mega Fauna do Sul do Brasil. Tartarugas, cetáceos e peixes completam o espaço do museu.
A visitação à ilha pode ser feita via passeios de barcos que são oferecidos regularmente de outubro a março a partir do continente.

ENSEADA CAIXA D´AÇO

Área preservada com Mata Atlântica e águas verde-esmeralda. A Enseada Caixa D´Aço é um dos pontos mais bonitos de Porto Belo e proporciona momentos de relax no balanço do mar.
Acessada por uma trilha fácil, a Enseada Caixa D´Aço, ao sul de Porto Belo, possui um porto natural, com águas claras esverdeadas e a mata nativa próxima ao mar. No local foram construídos bares flutuantes, que são abertos no verão, feriados e finais de semana. O local serve de parada também de outras embarcações que visitam o município e passam por momentos agradáveis contemplando a incrível paisagem.

PONTA DE PORTO BELO

Passar pelo Parque Municipal da Galheta é observar a bela flora da região. A Ponta de Porto Belo é o último recanto do município.
Já na divida com a vizinha Bombinhas, a Ponta de Porto Belo é o último ponto turístico do município. Também conhecido como Ponta da Garoupa ou da Galheta, tem uma bela vegetação de mata nativa entre paredões de pedras que formam pequenas baías de águas cristalinas.
Para os amantes do ecoturismo, é possível acessar a Praia de Bombas, no município vizinho de Bombinhas, via trilhas que passam pelo Parque Municipal da Galheta. Com sorte é possível observar alguns animais da região e no alto um mirante permite uma bela vista do mar.

PRAÇA DOS PESCADORES

Construída em 1962, a Praça dos Pescadores fica em um espaço histórico de Porto Belo. Em frente ao primeiro hotel da cidade, é ponto inicial de agradáveis passeios de barco.
A Praça ganhou este nome por servir de encontro dos pescadores da região e isto já dura mais de 50 anos. Atualmente, do local saem os passeios de barco pela enseada e Ilha de Porto Belo.
Existem várias opções de passeios oferecidas pela Associação dos Pescadores do Trapiche, que conta com 13 barcos para 15 pessoas e uma escuna com capacidade para 58 tripulantes. Algumas empresas locais também ofertam o serviço na alta temporada.
O trajeto mais longo, com duração de no máximo 2 horas, passa pela Praia do Estaleiro, Praia do Caixa D’Aço e Ilha de Porto Belo, com paradas para banhos de mar e caminhadas pela ilha. Os mais curtos, de 1 hora, apenas passam pelos pontos sem paradas. Há opção também da pescaria do peixe espada, que sai ao entardecer e dura cerca de 4 horas.
Passeios agradáveis e imperdíveis para conhecer a região de outro ângulo ou divertir-se na pescaria.

IGREJA MATRIZ BOM JESUS DOS AFLITOS

Datada de 1814, a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, de arquitetura açoriana, é a construção mais antiga da cidade e hoje Patrimônio Histórico Municipal. Visita obrigatória.
Construída pelos escravos no ano de 1814, a igreja, que desde 1998 é tombada como Patrimônio Histórico de Porto Belo, ainda apresenta alguns vestígios originais nas paredes.
Com a espessura de 1,50 metros, elas foram construídas com argamassa e óleo de baleia para sua fixação. É um dos cartões-postais da cidade e parada obrigatória para resgatar a rica história da colonização açoriana.

MORROS DE PORTO BELO

Ecoturismo brindado com vistas panorâmicas ou observação da fauna e flora da região: assim são as caminhadas pelos Morros da TV e de Zimbros em Porto Belo.
Morro da TV: no centro de Porto Belo localiza-se este Morro imponente, que abriga as antenas televisivas do município, daí chamada Morro da TV. As caminhadas são leves e do alto há uma bela vista de grande parte da baía de Porto Belo.
Morro de Zimbros: o Morro de Zimbros abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e é área de preservação ambiental. No local há trilhas ecológicas que permitem observar a fauna e flora da região. No alto do morro é possível ter uma vista panorâmica de Porto Belo. As trilhas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência.

ALAMBIQUE DO PEDRO ALEMÃO

As cachaças mundialmente famosas do Alambique do Pedro Alemão têm 45 anos de história para contar. Visita obrigatória em Porto Belo para saborear a tradição.
Em 1963 chegava a Porto Belo o Sr. Pedro Alemão Richartz e sua esposa. Após alguns anos, a família iniciou o cultivo de cana de açúcar e, em 1967, a produção de cachaça artesanal. Hoje, administrado pelo filho, o Sr. Mário, o Alambique Pedro Alemão recebe muitos visitantes interessados em conhecer (e provar!) como se produz uma das mais gostosas cachaças do Brasil.
A visitação é gratuita e recomenda-se agendar com antecedência na alta temporada.

CASA DA CULTURA

Espaço que abriga lojas de artesanatos e produtos regionais de Porto Belo. A Casa da Cultura ‘Seu Lela’, ou Casa do Turista, é o local para comprar a famosa lembrancinha da cidade.
A Fundação Municipal de Cultura tem na Casa da Cultura Valeriano Basílio Neves, conhecido como Casa Seu Lela, um espaço que abriga o acervo cultural municipal e também realiza as oficinas do Projeto Arteiro, que atende cerca de 600 pessoas, com aulas gratuitas de cerâmica, música, dança, teatro e artesanato em geral.
Neste local, também chamado de Casa do Turista, existem várias lojinhas com venda de peças de artesãos locais e também produtos regionais, como as cachaças e licores, especialmente de café e ervas. Não há como não levar para casa.

Fontes: Guia Viagens Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *